BEM VINDO !

PARA VOCÊ QUE ESTÁ ENTRANDO EM MEU BLOG ESPERO QUE TENHA GOSTADO ENTRE MAIS VEZES!!!!!

HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN

domingo, 13 de abril de 2008

jogos educativos



JOGOS EDUCATIVOS




























Dominó de letras
A professora utilizou caixas de papelão, figuras de animais e objetos retirados de revistas. Recorte as cartelas no papelão. Na metade do espaço, cole a figura de um animal e, no restante, escreva o nome de um outro bicho ou objeto. A figura desse último elemento estará colada em outra cartela. O aluno deverá fazer a correspondência entre a imagem e a palavra.
Jogos de dados
Simples dados construídos com papelão ou cartolina podem ajudar os alunos a aprender as operações matemáticas e a treinar cálculo mental. Usando três dados, Graça sugere aos jogadores que somem os números obtidos. Com dois, que pratiquem a subtração. Vá anotando na lousa os pontos de cada um. É possível também praticar a multiplicação. Se o jogador acertar a soma dos números, ele poderá ter os pontos multiplicados por dois ao acertar a conta seguinte. Ganha o aluno que fizer mais pontos. Aproveite e envolva todos os jogadores em todas as contas.
Bingo de nomes
Nesse bingo, as cartelas podem ser feitas com papel sulfite ou papelão. Em vez dos números, elas devem conter o nome de dois alunos. Arranje um saquinho de pano para sortear as "pedras". Elas também não terão números, mas letras do alfabeto desenhadas nas formas cursiva e bastão. O professor deve sorteá-las e os alunos vão preencher as cartelas com tampas de garrafa. Vence o jogador que preencher primeiro sua cartela. Evite utilizar sementes com crianças menores de 8 anos.
Boliche de números
Outro bom recurso para ensinar as primeiras contas de forma divertida é montar um boliche em classe. Você vai precisar de algumas garrafas plásticas de refrigerante, papel sulfite e jornal para fazer a bola. Cole em cada garrafa um número de zero a dez. Uma criança por vez deve derrubá-las com a bola e, em seguida, somar os números indicados nas garrafas. Ganha quem acertar as contas mais vezes. Outra opção para construir a bola é utilizar meias velhas de náilon e as garrafas podem ser substituídas por latas de cerveja.

Teatro de fantoches
Para exercitar a criatividade das crianças e desenvolver a imaginação, nada melhor do que o teatro. Construa um mini-palco com uma caixa de papelão sem fundo. Enfeite com papel-espelho ou tinta. Os fantoches de dedo podem ser confeccionados em cartolina, com caixas de fósforos ou embalagens de papelão, como as de remédios. Outra opção é fazer bonecos com palitos de churrasco. Lãs podem virar cabelos, pedaços de pano viram enfeites. Depois é só inventar os personagens e improvisar histórias criadas pelas próprias crianças.
Chapéu de Cabral
Sem nenhum segredo, as aulas de Estudos Sociais também podem ser divertidas. Durante a explicação sobre o descobrimento do Brasil, Graça estava sem idéias. Levou alguns livros e notou que os trajes das figuras históricas chamaram a atenção das crianças. "Eles nunca tinham visto aquelas roupas e chapéus europeus", conta. Ela aproveitou e pediu para que eles reproduzissem os "modelitos" com jornal. "Foi uma boa tática para transportá-los ao passado", revela a professora.
Árvore de letras
Imagine uma árvore cheia de doces e letras. Nenhuma criança vai resistir a seus frutos e o resultado será a fixação das letras do alfabeto. A árvore pode ser improvisada a partir de um arranjo de folhas verdes. Construa as letras com isopor e pinte-as com tintas coloridas. Fixe-as na árvore com pequenos pedaços de arame. Ao escrever textos ou palavras na lousa, peça para os alunos "colherem" as letras citadas. Aqueles que acertarem levam também um doce.



DOMINÓ DE FIGURAS GEOMÉTRICAS


Materiais – Caixa de fósforo, durex colorido, papel de fantasia preto, papel de revista colorido, cola, tesoura.

Preparação – Forrar as caixas com papel de fantasia. Dividi-las ao meio, com durex colorido. Colar as figuras geométricas de papel de revista.

OS NUMERAIS


Materiais – Pratos de papelão, tampinhas de garrafa, cola, tinta guache.

Preparação – Pintar as tampinhas de garrafa com tinta guache. Colar as tampinhas num prato de papelão, de acordo com o numeral a ser ensinado. Do outro lado do prato de papelão, escrever o numeral.

ANIMAIS


Poderá ser usado este rolo para contar a história da Arca de Noé.

Materiais –
Rolos de papel higiênico, cola, tesoura, papéis diversos, caneta hidrocor.

Preparação – Forrar os rolos de papel. Fazer os detalhes com papel colorido.

MEMÓRIA DAS PROFISSÕES


Materiais – Caixas de fósforo, papel de presente, cola, tesoura, figuras de alguns instrumentos relacionados com as profissões.

Preparação – Forrar as caixas com papel de presente liso. Em várias delas, escrever o nome de algumas profissões. Em outras, colar os instrumentos usados pelos profissionais.

ABC DOS ANIMAIS


Materiais – Caixas de fósforo, papel de fantasia, figuras de animais, cola, tesoura.

Preparação – Forrar as caixas com papel de fantasia. Em várias delas, colar algumas letras. Em outras caixas, colar fichas com nomes de animais. Em outras, colar as figuras dos animais.


Para saber mais

HUGO GABRIEL PROJETO JOGOS EDUCATIVOS NA ESCOLA!