BEM VINDO !

PARA VOCÊ QUE ESTÁ ENTRANDO EM MEU BLOG ESPERO QUE TENHA GOSTADO ENTRE MAIS VEZES!!!!!

HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN

sábado, 19 de abril de 2008

Curiosidades do Haloween

O Dia 31 de Outubro
A escolha desta data para festejar o Haloween, não surgiu do acaso. Há cerca de dois mil anos, os Celtas habitavam a Irlanda, França, Inglaterra e também a Península Ibérica. Nesta altura o Ano Novo era festejado a 1 de Novembro, época em que chegava também o frio. Isto significa que os Celtas não só festejavam o fim do Verão, o início do Ano Novo, mas também as fartas colheitas desse ano. No entanto, e talvez devido ao elevado índice de mortes que acontecia nesta altura do ano (derivado muitas vezes ao próprio clima), os Celtas sentiram necessidade de estabelecer um dia em que houvesse uma passagem entre a vida e a morte. Ficou o dia 31 de Outubro a ser conhecido como o “Dia das Almas”, ou o “Dia de Samhain”. Quem decidiu tal data foram os sacerdotes da altura, os chamados Druidas. Os Celtas acreditavam piamente que nessa madrugada, os mortos voltavam ao mundo dos vivos, caminhando estes sobre a terra. Isto implicava um encontro entre o mundo material e o mundo espiritual. Esta era a festa que demarcava a passagem de ano dos Druidas (sacerdotes Celtas). O nome “Samhain” advinha do nome do Deus dos mortos, que invocava os maus espíritos para estes se reunirem na última noite do ano dos Druidas (que era a 31 de Outubro), de forma a “preverem” o futuro e recordarem as suas experiências vividas na Terra.

Druidas

Estes eram membros de um culto sacerdotal entre os celtas na antiga Inglaterra, Irlanda e França. Eram considerados adivinhos, magos ou bruxos, e adoravam Deuses idênticos aos dos Gregos e Romanos, mas com nomenclatura diferente. Toda a informação que os Druidas passavam para o seu povo, era feita de forma oral, e nunca escrita. Estes sacerdotes faziam grandes fogueiras na noite do Haloween, supostamente para se protegerem dos espíritos maus, pois acreditavam que estes tinham medo do fogo. Todo o povo considerava os Druidas como alguém que possuía forças sobrenaturais capazes de acalmar os espíritos malignos, pois estes espíritos eram considerados muitas vezes como perigosos para o mundo dos vivos. O povo acreditava que os mortos que voltavam naquela madrugada destruíam plantações e raptavam até as crianças que apanhavam na rua. Então para evitar tal tragédia ninguém saia para a rua, sem contar os Druidas que faziam fogueiras e rituais de afastamento espiritual. Os Druidas foram erradicados pelos romanos na França e Inglaterra antes do fim do primeiro século, no entanto continuaram a existir na Irlanda até ao séc.IV .

Os Rituais do Povo Celta
Naquela época o povo Celta praticava uma série de rituais para afastar ou minimizar os estragos que os mortos pudessem fazer. De seguida vou enumerar e explicar alguns desses rituais:

Colocavam tigelas de comida nas portas das suas casas, para satisfazerem a fome dos espíritos, de forma a que estes não entrassem na habitação para lhes fazer mal
As pessoas pegavam em tochas incendiadas ou em lanternas, pois segundo o povo, os mortos não conseguiam encarar a luz porque vinham do mundo da escuridão.
Sempre que um motivo de força maior obrigasse alguém vivo a sair de casa, o povo usava mascaras para serem confundidos com almas do outro mundo, ficando assim protegidos de qualquer súbito ataque dos mortos.
Os Druidas, tal como atrás referi, construíam grandes fogueiras para afastarem os mortos e para preverem o futuro dos vivos.
As Fogueiras
Na noite de 31 de Outubro, os Druidas ao fazerem grandes fogueiras no cimo dos montes, não só queriam afastar os espíritos que por ali andavam, como também queimavam vivos prisioneiros de guerra, criminosos e animais. Estes sacerdotes diziam que ao observarem a posição dos corpos a arder, conseguiam não só ter o reflexo do passado, como também prever o futuro das suas civilizações. O costume de saltar fogueiras passou a servir não só para afastar o mal, assim como para se mostrar a coragem que cada um tinha.
No Norte do nosso país os rapazes das aldeias levavam os carros de bois até ao cimo de um monte, aonde os carregavam de lenha para posteriormente fazerem uma grande fogueira no largo da aldeia. Durante a madrugada assava-se castanhas, saltava-se a fogueira, e todos se divertiam grande parte da noite. Até aos dias de hoje permanece este ritual, no entanto é mais notório em Aldeias do Norte de Portugal, e não tanto no Sul.

As Máscaras e Fantasias de Haloween

O povo Celta na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro, não saíam de casa para não serem apanhados pelos mortos (como atrás já referi). No entanto sempre que se viam obrigados a sair por algum motivo de força maior, eles iam mascarados, pois só desta forma (consideravam eles) é que os mortos não os reconheciam.
Actualmente as mascaras de bruxas, fantasmas e outros mais, são usadas para simbolizar esta data. A tradição mantém-se hoje por uma questão de diversão e entretenimento, ou simplesmente para pregar uma partida a alguém. A ideia das bruxas, fantasmas, fadas, duendes e espíritos, derivam da época dos Celtas, pois estes acreditavam que todas estas “entidades” surgiam na madrugada do chamado “Dia das Almas”.
Jack-o-Lanterns VS. Cabeças de Abóbora
O uso da Abóbora iluminada surgiu na Irlanda, que embora seja um país religioso, e também um país com um povo muito supersticioso. Conta a lenda que um homem chamado Jack não conseguiu entrar no Céu porque tinha sido muito avarento ao longo da sua vida. No entanto, este mesmo homem foi também expulso do Inferno por ter enganado o Diabo. Então, Jack foi condenado a Alma penada, o que significava vaguear eternamente na escuridão como forma de castigo. Decidiu então pedir ao Diabo que lhe desse uma brasa para iluminar o seu caminho, colocando-a dentro de um nabo oco. Este talismã – Nabo – simbolizava uma alma condenada. Esta lenda sofreu alterações após a chegada dos Irlandeses aos E.U.A. e ao Canada, que por falta de nabos e abundância de plantações de abóbora, decidiram fazer a substituição do talismã das almas condenadas. Os Americanos e os Canadianos resolveram então acrescentar esta lenda aos festejos do Haloween. É de salientar que esta lenda é uma das que mais marca actualmente o Haloween na Europa (que ainda tem este festejo em expansão), pois a abóbora iluminada é conhecida por todos.