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domingo, 13 de abril de 2008

FAÇA SUA MAQUINA FOTOGRÁFICA (CRIE A SUA )!!!


André Spinola e Castro


O que seus alunos achariam de construir sua própria máquina fotográfica? Transformar uma simples lata em uma câmera que funciona de verdade — e ainda por cima revelar as fotos — poderá ser para eles uma atividade mágica!

Com a máquina em mãos, a turma vai sair a campo e descobrir novas facetas da comunidade em que vive. Depois, vai explorar conceitos de Física, aprender a ler imagens e estudar a história da fotografia. No laboratório, todos vão conhecer reações químicas que acontecem na hora da revelação.

Seja na hora de montar o equipamento, de escolher os objetos para fotografar ou durante a revelação, é possível trabalhar conteúdos de diversas disciplinas. Crianças de todas as idades estão aptas a participar dessa atividade, desde que respeitadas as habilidades e capacidades de cada faixa etária.

Nas instruções a seguir, observe o ícone "!". Ele indica que você deverá ter atenção redobrada naquelas etapas, pois elas envolvem o manuseio de produtos químicos e de materiais como tesoura, martelo, prego e estilete, que podem oferecer risco. Só para garantir, sugerimos que antes você realize sozinho todos os passos, para ter certeza de que tudo correrá bem quando for a vez da meninada. Boas fotos!

ATIVIDADE CRIATIVA, RENDIMENTO DOBRADO

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"Isso é impossível, professor!" Assim reagiu Clayton Vicente Ferreira, aluno da 8ª série da Escola Estadual Padre Luiz Sérgio Pacheco do Nascimento, de Francisco Morato (SP), quando ficou sabendo que iria aprender a fotografar com uma lata. E ele não foi o único a duvidar. "A gente achou muito esquisito. Mas ver a imagem aparecer na hora da revelação foi maravilhoso", lembra Érika Cristina Marçal, da 7ª série.

A idéia foi do professor de Artes Pio de Souza Santana (na foto ao lado, feita por Érika), que convidou a organização não governamental Imagemagica para dar as aulas. Durante dois dias os educadores da ONG ensinaram várias técnicas para os alunos. Antes de produzir a lata, a garotada analisou diversas imagens e pesquisou sobre a história da fotografia.

Na hora de fotografar, o tema foi livre. Depois, todos tiveram de justificar sua escolha, fazer um registro escrito e organizar uma exposição para a comunidade. Alguns retrataram os amigos. Outros, mostraram o lixo da região e a pichação no muro da escola. Pio conta que a experiência fez o rendimento e o empenho dos alunos aumentar não só em sua disciplina. "Uma atividade criativa pode despertar o interesse da garotada e ser explorada em conjunto por todo o corpo docente."

Material necessário

Foto: Marcos Lima/Produção: Ana Tereza Carneiro

Foto: Marcos Lima/Produção: Ana Tereza Carneiro

Para a lata:

1 lata vazia de leite em pó (12cm de altura e 10cm de diâmetro) para cada aluno

1 lixa fina

1 metro de barbante

tesoura

1 pedaço de papel alumínio grosso (tampa de embalagem tipo Marmitex)

cola

fita adesiva

prego

martelo

agulha de insulina (0,3mm) 1 folha de papel preto tipo Color set

material para decoração

Foto: Marcos Lima/Produção: Ana Tereza Carneiro

Para o laboratório:

1 lata vazia de tinta (3,6 litros)

1 folha de papel celofane vermelho

2 soquetes (bocais) para lâmpada com fio, interruptor e plugue

fita isolante

1 régua de ferro e estilete ou guilhotina

papel tipo Color set, saco plástico ou lona pretos

2 lâmpadas de 25W

4 bandejas de plástico (25 x 30 x 8cm)

4 pinças de bambu

varal

pregadores de roupas de plástico

1 par de luvas cirúrgicas

revelador universal para fotografia (em proporção 1/9 - 100ml de revelador em 900ml de água)

fixador universal para fotografia (em proporção 1/3 - 250ml de fixador para 750ml de água)

papel fotográfico preto-e-branco 18x24cm

1 lâmina de vidro do tamanho do papel fotográfico ou maior