BEM VINDO !

PARA VOCÊ QUE ESTÁ ENTRANDO EM MEU BLOG ESPERO QUE TENHA GOSTADO ENTRE MAIS VEZES!!!!!

HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN

domingo, 13 de abril de 2008

nomes proprios dicionario de A -C

ABEL Do hebraico Hevel, vaidade ou sopro. Ou do assírio Habel, filho. Nome do segundo filho de Adão e Eva, que foi assassinado pelo primogênito, Caim.

ABELARDO Vem do francês Abeillard, derivado de abeille, abelha. No Brasil, ficou conhecido por ser o nome do apresentador José Abelardo Barbosa de Medeiros, o lendário Chacrinha.

ABRAÃO Significa 'pai de uma multidão', do hebraico Abraham, derivado de Ab hamum.

ADALBERTO Quer dizer nobre, brilhante e ilustre, do germânico Athal-berth.

ADÃO O primeiro homem. Do hebraico Adam, cujo significado literal é 'feito de terra'. A relação é com a cor da argila da qual Adão teria sido feito (Adamah, 'terra vermelha'). Alguns traduzem apenas como homem.

ADEMAR Corresponde a 'guerreiro famoso', do germânico Adhe-mar. Ou de Hadu-mar, 'brilho, esplendor da guerra'.
ADÍLSON Equivale a 'filho de Adão', do inglês Addison, do anglo-saxão 'descendente de Adão'.

ADOLFO Interpretado como 'lobo nobre', do germânico Athal-wulf. O nome caiu em desuso com a derrota do ditador nazista Adolf Hitler na 2a Guerra Mundial.

ADONIRAM Significa 'o Senhor é excelso', do hebraico Adon-i-ram. No Brasil, seu representante mais famoso foi o compositor Adoniram Barbosa, autor, entre outras, de sucessos da MPB como Saudosa Maloca.

ADÔNIS Mesmo que senhor e se refere a um personagem mitológico, famoso pela sua beleza. Do grego Ádonis, do falecido Adon, senhor.

ADRIANO 'O que veio da região da Ádria', banhada pelo mar Adriático.

AFONSO Do germânico Hathufuns, 'pronto para o combate'. Variação de Alfonso.

AGNALDO Veja Aguinaldo.

AGOSTINHO Variação de Augusto.

AGUINALDO 'Aquele que governa pela espada', do germânico Agin-wald.

AÍLTON Veja Aírton.

AÍRTON Nome literário, sem significado claro. Popularizado pelo romance de Júlio Verne, A Ilha Misteriosa.

ALAN Forma espanhola e inglesa de Alano, do germânico Alan, crescer, ou do celta, belo.

ALBERTO Variação de Adalberto, 'famoso pela nobreza'. Uma das personalidades que figuram no Brasil é Alberto Santos Dumont, o inventor do avião. No mundo, o cientista Albert Einstein.

ALCEU Significa forte, resistente, vem do grego Alkaiós.

ALCIDES Flexão a partir de Alceu.

ALDO Significa velho, experiente e vem do germânico Ald. Também traduzido como importante. Popular na Itália (como o político Aldo Moro) e na Inglaterra (como o escritor Aldous Huxley).

ALEXANDRE Vem do grego Alexo-andros, 'o que defende os homens'. Foi Alexandre Magno, no século 4o a.C. quem tornou o nome universalmente co-nhecido, depois de fundar um dos maiores impérios da história da humanidade. A conquista lhe valeu o apelido de Alexandre, o Grande.
ALFREDO Tem origem no germânico Athal-fridu, 'pacificador nobre'. Ou no anglo-saxão Aelfred, 'conselheiro dos elfos'.

ALÍPIO Do grego Alypios, 'o que não tem tristeza'.

ALOÍSIO/ALUÍSIO Vem do germânico Aloysius, de Allwisa, 'sábio eminente' ou 'muito prudente'. É também considerado uma variação de Luís.

ÁLVARO Há diversos significados atribuídos a este nome. Do germânico Al wais, 'o que tudo vigia, defende, protege', ou 'totalmente sábio, precavido'. Ou de Alt-war, 'casa velha'. E ainda de Alf-hari, 'guerreiro, defensor dos elfos'.

AMADEU Simboliza 'o que ama a Deus', do latim Amat-Deum. Um representante muito conhecido deste nome é o compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart.

ANASTÁCIO 'O que ressurge para a vida pelo batismo', do grego Anastásios.

ANDERSON Do inglês, significa 'filho de André'. É usado como sobrenome no país de origem e costuma ser empregado como nome em português.

ANDRÉ É viril, másculo, valente, do grego Andros. Nome popular em vários países.

ÂNGELO Quer dizer mensageiro, do grego Ággelos, deu origem à palavra latina Angelus, anjo.

ANSELMO Traduzido de forma figurada como 'protegido pelas divindades'. Nome germânico, composto de Ans, nome de um deus, e de Helm, elmo, capacete.

ANTÔNIO Há vários significados e origens atribuídos a este nome. Do grego Anthos, flor, ou de Anti-onos, antiasnos, traduzido como 'o inimigo dos burros', ou de Anti-onios, 'que não se pode comprar', ou de Anteo, 'que se opõe'. Ou do latim Antistes 'chefe, o principal', ou do latim Antius 'o que está na vanguarda'. Nome bastante usado no Brasil, está voltando à moda. Alguns representantes famosos: o compositor Antônio Carlos Jobim, o ator Antônio Fagundes, o líder messiânico Antônio Conselheiro, da Revolta de Canudos.

APARECIDO Nome associado à aparição da Virgem Maria.

ARI Origina-se do hebraico Arih, leão. Ou do tupi Airy, ou Ary, de Iry, nome do cacho de frutos da brejaúva, que é traduzido por extensão como 'o que tem os cabelos cacheados'.

ARIEL Do hebraico Ari-El, 'leão de Deus', ou do semítico Ari ou Eri-El, 'fogo de Deus'.

ARISTIDES Corresponde a 'filho de Aristeu', do grego Aristeídes. Também traduzido por 'o que se distingue por sua ascendência'.

ARMANDO Vem do germânico Hariman, 'man, homem, e hari, 'do exército, da guerra'.

ARNALDO Variação de Arnoldo, do germânico Arnwald, arnu, águia, e waldan, governar. Isto é: 'que governa como águia'.

ARTHUR Forma francesa e inglesa de Artur.

ARTUR Do celta Art-ur, 'urso grande'; 'urso nobre'. Alguns autores interpretam como 'aquele que tem cabelos eriçados'. Era o nome do rei celta-romano, inspirando a célebre lenda dos Cavaleiros da Távola Redonda.

ÁTILA Significa paizinho, do gótico Attila.

AUGUSTO Vem do latim Augustus, 'o maior, o máximo' ou consagrado, venerado, sublime. Tornou-se título dos imperadores romanos e, mais tarde, usado como adjetivo de distinção.

AURÉLIO Do latim Aurelius, 'de ouro, dourado' ou do etrusco Úsil, 'brilhante como o Sol'. Nome muito usado na Roma antiga. No Brasil, um dos expoentes foi Aurélio Buarque de Holanda, crítico, ensaísta, tradutor, filólogo e lexicógrafo, autor de dicionário de sucesso. Sua obra ficou tão famosa que seu nome tornou-se sinônimo de dicionário.

BALTASAR Do assírio Bel-tas-assar ou do hebraico Bel-shar-usur, quer dizer 'rei protegido pelo deus Baal'.

BARTOLOMEU Significa 'filho de Tholmai', do aramaico Bart-tolmai. Em hebraico, tholmai é arado ou agricultor, interpretado também como 'com muitos sulcos', no sentido figurado, velho, ancião.

BASÍLIO Do grego Basileus, rei. Na Rússia, Vassíli (a forma derivada de Basílio) é o segundo nome mais popular, depois de Ivan.

BATISTA Traduzido como 'o que batiza', sendo mais usado como parte do nome composto João Batista. Vem do latim Baptista, pelo grego Baptistés. Segundo a Bíblia, foi quem batizou Cristo.

BENEDITO Bendito, bento, abençoado, do latim Benedictus, inspirado em Benedico, 'falar bem' (de alguém).

BENITO Variação de Benedito.

BENJAMIM Vem do hebraico Ben-Iamin, 'filho da mão direita' ou 'filho da felicidade', e ainda 'filho predileto'. Nome do mais moço dos filhos de Jacó e Raquel.

BENTO Redução da forma Benedito.

BERNARDO Do alemão Bern-hard, 'urso forte' ou 'forte como um urso', interpretado também como 'guerreiro forte'.

BOLÍVAR Significa 'moinho à beira do riacho', do basco bolu, moinho, ibar, ribeira. Seu ícone mais famoso é o revolucionário Símon Bolívar, conhecido como Libertador das Américas.

BONIFÁCIO Equivale a 'destinado à felicidade', do latim Bonifatius, derivado de Bonifatus, 'o que tem boa sorte'. Ou de Bonifacius, 'fazer o bem'.

BÓRIS Traduzido como combatente, trabalhador, do eslavo, derivado de Boru, combate.

BRUNO De significado controverso. Nome germânico interpretado como brilhante, luminoso. Alguns autores atribuem ao italiano Bruno, do adjetivo bruno, moreno, que se filia ao germânico brun, 'moreno, de cor escura'.

CAETANO Provavelmente derivado de Caieta, antigo porto da Itália, hoje chamado Gaeta. Significa 'natural de Gaeta'. Caetano Veloso, cantor e compositor, é o representante mais famoso deste nome no Brasil.

CAIO Quer dizer feliz, contente, do latim Gaius. Outra origem indicada é o latim Caius, traduzido como 'nome de homem'.

CAMILO Do latim Camillus, corresponde a 'rapaz nascido livre ou de família importante (e que por isso podia ajudar nos templos)' e também como ministro ou 'liberto que serve aos sacerdotes'.

CARLOS Vem do germânico Karl, varão, viril ou, somente, homem. É um nome que foi adotado com freqüência por diversas famílias reais.

CASSIANO Tem origem no latim Cassianus, derivado de Cassius. Leia também Cássio.

CÁSSIO Do latim Cassius, que quer dizer pobre para alguns autores, e distinto, sabido, para outros.

CAUÊ Nome de provável origem tupi e talvez associado a uma bebida fermentada (ka'wi) que os índios tomam.

Célio Do latim Caelius, nome de uma das sete colinas de Roma.

CELSO Sinônimo de elevado, nobre e vem do latim Celsus.

CÉSAR Do latim Caesar, de caesaries, 'cabeleira longa, farta'. O imperador romano Júlio César transformou este nome em título, como designação de dignidade imperial.

CÍCERO Significa 'plantador de ervilha' e vem do latim Cicero.

CIRILO Vem do grego Kyrios, senhor.

CIRO Há várias interpretações: do grego Kyros, derivado de Kyrios, senhor, poderoso, ou do antigo persa, Khoro, Sol ou 'senhor ou deus do Sol'. Alguns ainda traduzem como pastor.

CLÁUDIO É 'o que anda com dificuldade', do latim Claudius, derivado de Claudus, coxo.

CLÉBER Variação de Kléber, que vem do alemão e significa 'colador de cartazes'.

CLODOVIL Variação de Luís.

CLÓVIS Outra variação de Luís.

COLOMBO Do latim Columbus, pombo.

CONRADO Refere-se a 'conselheiro sábio prudente', do germânico Kuonrat. Na Alemanha o nome é bastante popular.

CONSTANTINO Derivado do latino Constantinus. É o nome do imperador romano que instaurou o cristianismo.

COSME Significa ornamento, adorno, belo, do grego Kosmas. São Cosme e São Damião são considerados os padroeiros dos médicos e farmacêuticos.

CRISTIANO Significa cristão do latim Christianus, 'seguidor ou discípulo de Cristo'.

CRISTÓVÃO Do grego Christophoros, 'portador de Cristo' ou 'o que traz ou leva Cristo consigo'. O representante mais famoso deste nome foi Cristóvão Colombo, o descobridor da América.