BEM VINDO !

PARA VOCÊ QUE ESTÁ ENTRANDO EM MEU BLOG ESPERO QUE TENHA GOSTADO ENTRE MAIS VEZES!!!!!

HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN

sábado, 12 de abril de 2008

Curiosidades

Página dedicada a crianças e adolescentes

Você sabia que...

- O Sol tem aproximadamente 99.9% de toda a matéria do sistema solar? O sistema solar é composto de: 1 estrela (Sol, núcleo do sistema, controla o movimento dos planetas e de outros astros); 9 planetas (com seus 32 satélites); milhões de asteróides e milhões de cometas.

- A Terra é o único planeta do sistema solar que tem água em estado líquido? A matéria viva precisa de um ambiente como o da Terra para desenvolver-se: temperatura entre 0º e 100ºC (água em estado líquido) e de uma atmosfera que permita a respiração.

Você sabia que...

- As marés são provocadas pela força de atração solar e lunar que ora se opõem e ora se combinam? Quando o Sol e a Lua formam um ângulo reto em relação à Terra, essas forças de atração tendem a anaular-se, produzindo as mares de amplitude mínima ou mares baixas. Quando os dois astros estão na mesma linha, a atração se torna exagerada e provoca as mares de grande violência.

Você sabia que...

- Os peixes trocam de dentes durante toda a vida?

- Os corais e esponjas têm aproximadamente 600 milhões de anos? Foram os primeiros animais e sobreviveram a todas as Eras.

Você sabia que...

- Os tubarões são peixes cartilaginosos? Ou seja, não têm ossos. A maioria dos outros peixes os têm. Os tubarões são relíquias do passado distante, sobreviveram a 350 milhões de anos de luta feroz por alimento e espaço vital. Possantes e velozes chegam ao aterrorizante comprimento de 15 metros e têm apetite para tudo, de plancto a gente. Todos os tubarões carnívoros têm predileção por animais em perigo, e isto abrange cães, gatos, homens e até, num caso verídico, um elefante enlouquecido que entrou no mar.

- Os aracnídeos, aranhas e escorpiões, são carnívoros?

- Os escorpiões foram os primeiros animais terrestres? Surgiram no mar, arrastaram-se até a praia e aí permaneceram.

Você sabia que...

- As cobras têm escamas? Cobras e lagartos possuem pele escamosa, pulmões e sangue frio.

- Sapos e rãs têm a pele úmida sem pelos ou escamas, têm sangue frio e não têm pulmões.

Você sabia que...

- Ursos e raposas têm uma dieta mista? Carnívoros e herbívoros. E os pandas são totalmente herbívoros.

- Ratos e coelhos possuem dentes que crescem continuamente? E que ambos podem se alimentar, entre outras coisas, das próprias fezes, aproveitando nutrientes?

Você sabia que...

- Alguns mamíferos botam ovo? Que cães, ursos e focas têm um ancestral comum? Mamíferos são vertebrados de sangue quente cujas fêmeas produzem leite para seus filhotes. Eles apareceram à cerca de 220 milhões de anos logo após os primeiros dinossauros. Alguns botavam ovos (hoje sobrevivem as Equídnas) e outros eram placentários, davam à luz filhotes.

- No Paleoceno (65 milhões de anos atrás) os mamíferos carnívoros eram os maiores predadores terrestres, os Mesoniquídeos, que provavelmente deram origem às baleias.

- No Eoceno (53 milhões de anos atrás) os mamíferos carnívoros com garras, os Creodontes, deram origem aos modernos carnívoros com garras: felinos, gatos-de-algália, hienas, tigres-dente-de-sabre, cão, doninha, ursos e focas.

- Os mamíferos Ungulados, ou com cascos, são herbívoros derivados de ancestrais pequenos e ligeiros que corriam nas pontas dos pés para escapar dos predadores. São os ancestrais do cavalo. O primeiro cavalo conhecido data do Eoceno (53 milhões de anos atrás) e era do tamanho de uma rapousa. No Oligoceno os ungulados atingiram grandes dimensões: primitivos rinocerontes, primitivos camelos, primeiros bisões, primitivas girafas, zebras e vacas etc.

Você sabia que...

Chimpanzés, gorilas e seres humanos são Hominídeos?

Mamíferos
PRIMATAS
Prosimii
Anthropoidea
Lêmures
Macacos do Velho Mundo
Macacos do
Novo Mundo
Hominídeo
Chimpanzé
Gorila
Orangotango
Gibões
Seres Humanos

Você sabia que...

- A maior baleia até hoje caçada foi uma baleia-azul fêmea, que media 34 metros de comprimento e pesava em torno de 170 toneladas?

- As baleias são os maiores animais já existentes (podem chegar a 3 vezes o tamanho de um dinossauro). Este desenvolvimento só é possível porque a água suporta o peso contra a força da gravidade - o que não acontece com os animais terrestres.


- Cada baleia-azul dá a luz apenas uma cria, que normalmente tem um tamanho impressionante: um terço do tamanho de sua mãe, ou seja, pode nascer já com 7 metros de comprimento. Durante 7 meses a mãe a amamenta diariamente com uma tonelada de leite muito rico. Quando o filhote é desmamado já possui mais de 15 metros.

- As baleias-azuis vivem cerca de 50 anos.

- A baleia Cachalote é a única fonte mundial de âmbar-cinzento, matéria básica para indústria de perfumes caros. Elas se alimentam da Lula Gigante, a engolem inteira mas nunca conseguem digerir os bicos duros da Lula que permanecem em seus aparelhos digestivos produzindo uma substância escura e fétida - este é o âmbar-cinzento, a melhor substância conhecida para conservar o aroma dos perfumes. Tem um preço elevadíssimo. Frequentemente as baleias expelem o âmbar-cinzento que pode então ser encontrado boiando no mar.

- No sec.XIX o óleo de baleia era usado na iluminação e lubrificação, as barbatanas davam resistência aos espartilhos, serviam de chicotes e na feitura de guarda-chuvas.

- Hoje em dia o óleo da baleia é usado na manufatura de cinquenta por cento da margarina européia.

- As baleias soltam sons agudos na água e, graças aos ecos de retorno, podem localizar com precisão qualquer corpo sólido. Elas não têm boa visão.

Você sabia que...

- Os elefantes primitivos eram menores do que os atuais cachorros e não tinham trompa? Hoje só existem duas espécies de elefantes: o africano e o indiano. Os fosséis de elefantes Loxodonta mais antigos têm cerca de 5 milhões de anos e foram achados na África. O elefante primitivo, Moeritherium, tinha uma altura máxima de 1 metro. O elefante africano é hoje o maior animal terrestre

Proboscídeos

MOERITHERIUM
36 milhões de anos
Alt. 1 m
PHIOMIA
35 milhões de anos
Alt. 2.4 m

MAMUTE LANOSO
2 milhões à 10.000 anso
Alt. 4 m
(extinto pela caça feita pelos humanos primitivos)
EXTINTOS
LOXODONTA
Elefante Africano Moderno
Alt.4 m
Em risco de extinção
Caçado pelo marfim e pela carne, que os africanos comem

Você sabia que...

- Os animais pré-históricos não eram tão grandes quanto a imaginação popular proclama? A vida evoluiu a partir de organismos minúsculos e unicelulares e mesmo passados milhões de anos quando a diversidade já era grande entre os seres vivos, os maiores animais não passavam de 50 cm.

Você sabia que...

- Os dinossauros tinham postura erecta e que nem todos eram grandes? Eles se diferenciavam dos outros arcossauros porque tinham postura erecta. Iam desde o tamanho de uma galinha até 21 metros de comprimento.

Répteis Diapsidas
Arcossauromorfos
Rincossauros
Arcossauros (248 milhões de anos)
"Tecodontes"
Dinossauros
Pterossauros
Crocodilianos
*
São répteis voadores com asas cobertas de pele
* Dinossauros
Saurisquianos (carnívoros)
Ornitisquianos (herbívoros)
Terápodes
Sauropodomorfos
Ornitópodes
Tireoforanos
Marginocéfalos
Compsognatus
Spinosauros
Tirannosauros-rex
Avimimus-(Provavelmente deu origem às
aves)

Prossaurópodes
Saurópodes

Parasaurolophus
Estegossauros
Anquilossauros
Paquicefalossauros
Ceratopsídeos

Aves & Peixes

Você sabia que...

- O Qtzal é um belo pássaro da América Central cuja cauda pode chegar a mais de um metro? Ele é símbolo da Guatemala e era encontrado na Guatemala, Honduras, Nicarágua etc. Está praticamente extinto. Existem qtzals azuis e qtzals verdes.

Mistério

Não sabemos como nem porque...

- Aves e peixes migram. MIGRAÇAO palavra derivada do latim MIGRARE (que significa ir de um lugar para outro) refere-se a qualquer viagem. A capacidade de deslocar-se no espaço é quase universal entre os animais, que não se enraizam como as plantas. Usada em sentido restrito, a palavra implica a idéia de que não há volta e as palavras invasão, dispersão, imigração ou emigração talvez sejam preferíveis. Quando se aplica às aves, a migração designa geralmente uma viagem nos dois sentidos, uma jornada anual de ida e volta. Com o dom das asas, uma ave pode viver em duas regiões diferentes, o que lhe dá privilégios de que outros seres mais sedentários não usufruem. A migração é um fenômeno grandioso e misterioso para o homem. As aves cruzam enormes distâncias, algumas espécies chegam a voar de 15.000 a 20.000 km sempre na primavera e no outono, retornando a seus lugares de origem sem dificuldade. Na verdade, cruzam o planeta de Norte a Sul. O que incita as aves a efetuar suas migrações quase na mesma época todos os anos? Que relógio interno ou que estímulos externos? Sabemos que as glândulas endócrinas, que fazem os machos cantar e as fêmeas por ovos, passam por grandes modificações antes da época da reprodução. Há outras modificações depois da reprodução. É durante esse período que muitas das aves efetuam as migrações. Sabemos também que uma das forças que provocam essas modificações é a luz - a intensificação da luz na primavera e sua diminuição no outono. No dia certo, a ave, sem saber como nem porque, parte para seu objetivo longínquo. Todas as variáveis controladas em pesquisas de especialistas (condições meteorológicas, luz, mudanças orgânicas etc) não são constantes em todas as aves, umas afetam uma espécie mas a outras não e assim por diante - algumas migram de dia, outras durante a noite. Desde o início deste século que as aves vêm sendo marcadas (com anéis colocados em suas patas, centenas delas, com tinta colorida nas penas das gaivotas brancas por exemplo, com fitas amarradas nas patas etc) por especialistas em todo o mundo, a maioria retorna ao habitat de origem depois de milhares de km. percorridos. Já se conseguiu traçar o percurso de algumas espécies, já se realizaram experiências levando algumas aves de navio para lugares muito longínquos e desconhecidos delas e em no máximo 10 dias (sendo solta em lugar desconhecido distante do habitat de origem em 4.000 km) elas voltaram ao lugar de origem. Como elas se direcionam no espaço infinito? Como sabem o caminho, seja de ida, seja de volta? Aparentemente as que migram durante a noite se orientam pelas constelações, e as diúrnas pelo sol (estrelas e sol seriam suas bússolas?) mas a precisão que atingem em seus vôos ainda é um mistério. Hoje como no passado, na primavera e no outono, desde tempos imemoriais, os homens levantam os olhos, pasmados, quando nuvens de aves migratórias escurecem os céus. Fazem isto naturalmente, como sempre o fizeram. Para saber até onde as aves vão nessas jornadas misteriosas, o homem tem utilizado binóculos, telescópios, radar e outros dispositivos de detecção usados em aeronáutica. Mas o mistério permanece. O importante é que as pesquisas dos últimos 80 anos proporcionaram conhecimentos sobre as migrações, dinâmica populacional e sobrevivência de muitas espécies e, portante, motivaram melhores leis para protegê-las.

- Muitos peixes estão constantemente viajando. Como no caso das aves, a migração dos peixes também é um mistério. Os peixes do oceano são guiados por temperaturas, correntes e concentrações de organismos nutritivos. Mas algumas migrações se fazem segundo roteiros tão peculiares que nos desafiam a explicar como e porque acontecem. Muitos peixes buscam melhores locais para desova e abastecimento. Algumas espécies como o bacalhau e merluza, costumam ocupar diferentes áreas em diferentes períodos de sua vida, estimuladas pela quantidade de alimento disponível e possivelmente também pelo desejo instintivo de reduzir o canibalismo. Entre os peixes é onde verificamos com maior crueza a "lei do mais forte come o mais fraco". A fecundidade dos peixes é enorme, assim como sua foracidade em alimentar-se dos semelhantes desprevenidos ou mais fracos. O bacalhau adulto, depois de muito viajar, sempre volta ao local onde nasceu para desovar (normalmente a primeira desova acontece aos cinco anos de idade), fazem isto por toda a vida. Alguns peixes de água salgada, desovam em rios (água doce), como por exemplo o Salmão, ele se expõe a inúmeros predadores, enfraquece, mas enfrenta a jornada rio acima para muitas vezes morrer logo após a desova. Alguns especialistas supõem que eles estão regressando a zonas ancestrais de desova, que sua morada primeira foi na água doce e que sua migração para o mar é um costume imposto pela necessidade de procurar alimento. Dizem que o salmão avança rio acima a uma velocidade de 10 a 12 km por hora, e é muito conhecido de habitantes das regiões onde eles são abundantes, o hábito peculiar que eles e as trutas têm de galgar as cataratas aos saltos. Pulam alturas de 2.5 a 3.5 metros de cada vez e se não conseguem no primeiro salto, tentam seguidamente até que conseguem ou caem exaustos. Como se orientam? Porque aparecem cardumes em certas águas, em épocas certas, com pontualidade cronométrica?