BEM VINDO !

PARA VOCÊ QUE ESTÁ ENTRANDO EM MEU BLOG ESPERO QUE TENHA GOSTADO ENTRE MAIS VEZES!!!!!

HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN

quarta-feira, 21 de maio de 2008

fome e a sede , questao ambiental

globinho A sociedade civil e política acordou para a necessidade urgente de se posicionar frente ao gravíssimo problema da fome e da miséria.

Poucas pessoas, porém, perceberam que o mundo só será mais equilibrado e menos faminto quando cada pessoa, a começar por mim, independentemente de ser rico ou pobre, passar a comer de forma mais correta e mais completa.

As doenças da fome dependem de uma decisão política para serem erradicadas. São elas:

- desnutrição,
- anemia,
- bócio (papo),
- falta de vitamina A,
- cárie dental e
- falta de micronutrientes (zinco, ferro, iodo, etc.).

A mortalidade infantil por desnutrição depende da qualidade e quantidade de alimentos oferecidos a essas crianças, porém há incidência e morte por doenças da civilização como:

- doenças cardiovasculares (enfarto, hipertensão, etc.),
- arteriosclerose,
- diabetes,
- vários tipos de câncer,
- constipação intestinal,
- cálculo de vesícula,
- varizes,
- doenças articulares,
- obesidade, etc.,

que acometem principalmente pessoas de mais de 30 anos. São elas próprias as responsáveis pelo que comem. Portanto, nenhum programa de prevenção dessas doenças pode modificar a sua incidência se eu mesmo não quiser ter saúde.

Mas o que eu gosto de comer no dia-a-dia é muito difícil de mudar.

Alimentação Alternativa propõe o enriquecimento daquilo que eu gosto com um concentrado de minerais e vitaminas para se obter uma dieta mais equilibrada, sem mudar o sabor ou tipo de preparação.

Essa "pequena" decisão leva a uma economia média de 30% do que comemos, melhorando a qualidade. Multiplique esse volume pelo número de brasileiros e você poderia imaginar o significado de uma atitude pessoal que se propaga como uma "saúde contagiante".

Um país que não conseguiu acabar com as doenças da fome, como vai enfrentar as doenças da civilização que nem os países ricos conseguiram?

É um desafio. Usar para crer. Dizer "eu não acredito, não tem comprovação científica" é uma atitude de quem quer manter a situação tal como está.

É urgente uma tomada de decisão porque: "Quem tem fome não pode planejar o futuro" (OMS).

Cerca de 815 milhões de pessoas passam fome no mundo
14/10/2006

Deste total, 127 milhões são crianças que sofrem com insuficiência alimentar. Os problemas são mais graves nos países da África subsaariana.

Segundo o Índice de Fome Global, elaborado pelo Instituto de Pesquisas sobre Políticas Alimentares, organização com sede em Washington, as dez piores posições do ranking da fome mundial são ocupadas por países africanos, todos assolados por guerras civis ou conflitos violentos.

Segundo o levantamento, o Brasil reduziu pela metade o seu problema de fome nos últimos 20 anos. Em 1981, o País fazia parte do grupo de países com problemas graves de fome, ficando com 10,43 pontos num ranking de zero a cem, em que zero é o melhor resultado. Em 2003, ano até o qual foram compilados dados para o índice, o país pontuou 5,43 e ficou no grupo com problemas moderados de fome, afirmou a organização.

A SEDE NO MUNDO



A água suja mata mais de 6.000 pessoas todos os dias, maioritariamente crianças, onde a pobreza extrema domina. Mais de 1 bilião de pessoas não têm acesso a infra-estruturas de saneamento. Essas condições roubam: saúde, energia e dignidade.

É este o grande paradoxo do século actual, onde se desperdiça tanta água nuns lados e falta noutros (tal como os alimentos) e tanta gente passa mal.

De resto, prevê-se mesmo que dentro de poucos anos a água potável falte a uma grande parte da Humanidade e as guerras sucederão numa luta pela sobrevivência que levará a grandes agitações sociais e ao racionamento do precioso líquido sem o qual não podemos viver. As previsões de excassez são já uma preocupação de paises que começam a tentar poupar água instruindo as pessoas para que não a gastem superfluamente mas primeiro teria de se mudar a mentalidade de muita gente.

De resto, penso que os governos deviam legislar já e seriamente começando pela limitação de sua utilização em piscinas pessoais, estações termais, fontes públicas, lavagens de automóveis, máquinas de lavar louça em casas de pouco agregado familiar, etc., etc. pois aí se pouparia muitos milhões de m3 de água potável que é desperdiçada diariamente.

Depois não venham com a grande descoberta de se poder aproveitar algumas gotas de orvalho ou a humidade do ar poluido ou das chuvas ácidas que secarão também muitos campos de agricultura com a consequente falta de alimentos.

A Tudo isso se juntam os fogos criminosos onde se utiliza tanta água que nos faz falta e que por isso deviam ser punidos os responsáveis com penas semelhante à dos atentados contra a Humanidade.

A QUESTÃO AMBIENTAL NO SÉCULO ACTUAL

ALERTA PARA O ANO 2034?


Hoje há mais dióxido de carbono na Atmosfera da Terra do que há 45.000 anos atrás, dizem os cientistas que atribuem este facto à Poluição Ambiental e à desertificação (destruição sistemática das florestas).

Em pouco mais de um século, desde a Revolução Industrial, a nossa Sociedade já alterou e desequilibrou a própria química do Planeta podendo advir agora, nos tempos que correm, as piores consequências por causa disso.

As mudanças climáticas acentuam-se e já surtem efeitos globais, tendo os próprios degelos se iniciado num processo irreversível que culminará nos próximos anos com o aumento do nível das águas do Mar, podendo ficar submersas extensas zonas do Globo que os cientistas calculam não para daqui a séculos mas para 2 ou 3 décadas.

Entretanto, apesar dos alertas constantes para este problema, que é de interesse geral, não se tomam medidas para evitar o pior que se avizinha pela Humanidade do século actual. Os países ricos, os "G 8"que fazem Cimeiras do Comércio e da Globalização, têm consciência disso e dizem que é preciso fazer alguma coisa, mas tudo não passa de processo de intenções porque os interesses económicos estão acima dos problemas do meio ambiente, como diz o magnata do petróleo George W. Bush que, como Presidente na Nação mais poderosa da Terra, não é nada inteligente.

Doutro modo, a China e EUA são neste momento os maiores poluidores do Planeta que não abdicam de seus interesses económicos à custa de tanta agressão ambiental com os combustíveis fósseis (petróleo, carvão, etc.) apesar de terem tantas centrais nucleares (da chamada ‘energia limpa’) que pelos vistos servem mais para outras coisas (produção de armas atómicas) do que os verdadeiros interesses nacionais ou internacionais.

A verdade é que somos uma só Humanidade que vive no mesmo Planeta que já está sofrendo com esta forma de Civilização que o está levando à destruição.

O homem tornou-se, pois, a espécie mais perigosa e predadora da Terra que já carece urgentemente duma grande e necessária Transformação. Por isso, antes que os homens destruam o que levou milhões de anos a construir, a Mãe-Natureza começa a ter uma palavra a dizer e decerto serão vistos Acontecimentos jamais ocorridos neste Mundo desde a sua formação.

Quem puder entenda. Pausa para reflexão!