BEM VINDO !

PARA VOCÊ QUE ESTÁ ENTRANDO EM MEU BLOG ESPERO QUE TENHA GOSTADO ENTRE MAIS VEZES!!!!!

HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN

quarta-feira, 21 de maio de 2008

entrevista com ateus!!!

ENTREVISTANDO DOIS ATEUS...


Julia Pinheiro, no seu programa “Tardes de Júlia” do dia 24 de Abril 2008, convidou dois indivíduos assumidos como ateus, daqueles que se sentem muito incomodados por haver milhões de pessoas no Mundo que acreditam em Deus ou numa Inteligência Suprema que criou todas as coisas no Universo. Achavam eles, os dois ateus, que todos os crentes (como eu) são ignorantes ou estão mal informados, precisando talvez de umas lições ateistas para ficarmos mais esclarecidos ou melhor orientados, segundo os seus próprios pontos de vista, claro.

E ali estavam tentando mostrar sua pretensa ‘sabedoria’ discutindo com um padre católico que também foi convidado para estar presente e se esforçava por mostrar aos dois ateus que não tinham razão para estarem colocando em causa todos os valores da Igreja ou da sua Religião. Foi uma discussão estéril, no meu entender, em que a entrevistadora foi talvez a única pessoa mais sensata e coerente que mantinha a calma e um bom discernimento quando dava por vezes sua própria opinião sobre esta questão.

Por fim, um dos entrevistados chegou mesmo a citar uma frase de Albert Einstein que dizia “Deus não joga dados com o Mundo”, como se pretendesse dizer que o grande físico e matemático também era ateu como eles, mas na verdade omitiu o resto da frase onde Einstein dizia "Deus é subtil mas não é maldoso"... De resto, ele até se considerava um religioso mas não no sentido usual do termo, pois a sua ideia sobre Deus como cientista não tem de ser como a das pessoas limitadas às suas crenças e Religiões.

No entanto, Einstein chegou mesmo a dizer que: "A ciência sem religião, é manca. A religião sem ciência, é cega”... Nisto estou completamente de acordo com ele, pois creio que um dia a Ciência e a Religião se unirão uma à outra e darão à luz um filho de Sabedoria.

Doutro modo, concordo também com as palavras de Issac Newton, o grande físico e matemático inglês (autor da obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica - publicada em 1687) que tem uma pequena reflexão muito interessante sobre a vida do Universo. E então se exprime assim:


“Esta noite deixei me absorver pela meditação sobre a natureza celeste.
Eu admirava o número, a disposição, o curso daqueles globos infinitos.
Entretanto, eu admirava ainda mais a Inteligência Infinita que preside este
vasto mecanismo e dizia a mim mesmo: É preciso que sejamos bem cegos
para não ficarmos extasiados com tal espectáculo, tolos e ingênuos para
não reconhecermos seu Autor e loucos para não adorá-Lo.“

Issac Newton

Não sei o que é que pensariam aqueles dois ‘ateus’ no programa “Tardes da Júlia”, a respeito deste pensamento de Newton ou de outros cientistas que divergem dos seus pontos de vista, mas pobres foram seus argumentos para tentar explicar o Inexplicável, limitando-se apenas a justificar sua grande descrença em Deus pelo facto de haver na Bíblia inúmeras contradições e tantos males neste Mundo onde o homem é o único e verdadeiro culpado por viver de costas voltadas para o Céu e criar seu próprio inferno aqui na Terra.

Acham então os ateus que a solução talvez é deixarmos todos de ter fé ou de acreditar em Deus e pedir-Lhe contas por tudo o que está errado, acusando-o de ser o grande culpado...

Enfim, “cada cabeça, cada sentença” e creio que muitos seres humanos como aqueles dois ‘ateus’ ainda se encontram num estado de ‘hibernação’ do qual só despertam um dia quando a luz do Sol lhes iluminar a mente e aquecer a alma ou o próprio coração. Aí não mais questionarão a existência de Deus e decerto agradecerão a vida e o despertar da consciência de cada novo dia, vivendo em paz e harmonia, buscando Amor e Sabedoria.

Talvez fosse este tipo de diálogo que o padre Ferreira das Neves devesse ter naquela discussão em vez contraditar de um modo que não melhorou a situação. De resto, foi mesmo Jesus quem aconselhou a não pleitear com os que nada querem ouvir a não ser suas próprias palavras quando estão a falar.

Penso, por fim, que tudo tem um tempo para acontecer, até para o dormir e para o acordar...

Fica aqui esta dissertação,

Pausa para reflexão

Rui Palmela