BEM VINDO !

PARA VOCÊ QUE ESTÁ ENTRANDO EM MEU BLOG ESPERO QUE TENHA GOSTADO ENTRE MAIS VEZES!!!!!

HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN

segunda-feira, 19 de maio de 2008

existe vida fora do planeta terra?

Existe vida fora da Terra???


A pedido dos leitores escrevi este artigo em que penso conseguir tornar claro o porquê de se pensar só existir vida no planeta Terra.
O planeta onde habitamos e o terceiro maior planeta de todo o sistema solar. Penso que neste momento estou a fugir um pouco ao tema pretendido pelos leitores.
Pois bem, a grande e moderna ciência coloca o planeta Terra como o único corpo planetário apto a conseguir possuir vida, na forma como todos nós conhecemos. Alguns ciêntistas como James Lovelock consideram que o nosso planeta é um sistema vivo chamado Gaia (hipótese científica da Terra como ser vivo). Existe o habito de dizer que todos os cientistas são malucos, mas a verdade é que os cientistas apresentam a forma real da Terra como sendo muito irregular, ondulada e matematicamente muito complexa, a esta forma eles chamam-lhe de Geóide .
Como todos os outros planetas a Terra também tem uma estrutura física composta pela litosfera, crosta, manto, astenosfera , núcleo externo e o núcleo interno, a Terra ainda possui outros elementos que parecendo que não são os que lutam pelo bem estar de todos nós. A todos os elementos que lutam para o bem de todos nós dá-se o nome de Atmosfera. A
Atmosfera é uma camada fina, composta por nitrogénio , oxigénio , agonio , dióxido de carbono e água. A Atmosfera age como um manto existente entre o Sol e a Terra, possui camadas que se denominam por troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera, esta divisão deve-se há existência de uma variação da temperatura do ar atmosférico conforme a altitude.
  • A troposfera é a camada atmosférica que se estende da superfície da Terra até à base da estratosfera, ela é a responsável por 80% do peso atmosférico e é a única camada em que os seres vivos podes respirar normalmente.
  • A estratosfera caracteriza-se pelos seus movimentos de ar em sentido horizontal, é a segunda camada da Atmosfera compreendida entre a troposfera e a mesosfera, a temperatura aumenta simultaneamente com a altura.
  • A mesosfera é a camada atmosférica onde há uma queda de temperatura podendo chegar até a 90ºC , está situada entre a estratopausa e a mesopausa (que é a sua parte inferior). É na mesosfera que ocorre o a combustão dos meteoróides (fragmento de material que vagueia pelo espaço).
  • A termosfera está situada acima da mesopausa , possui uma temperatura que aumenta com a altitude. É esta camada que orbita o Vaivém Espacial.
  • A exosfera é a camada mais externa da Atmosfera, situa-se acima a ionosfera . É na exosfera que existe a transição com o espaço exterior, as temperaturas na exosfera rondam os 1000ºC .
O planeta Terra possui ainda uma Biosfera e uma Hidrosfera.
Pensa-se que a Biosfera ter á surgido h á 3.5 bilhões de anos, é dividida em biomas , cada um habitado por fauna e flora peculiar. Nas suas áreas continentais os biomas são separados primariamente pela latitude (e um pouco indirectamente pelo clima). O mau da Biosfera é que existem dois tipos de biomas , os biomas ricos em fauna e flora que se situam na linha do Equador, e os biomas pobres em fauna e flora que se situam nas áreas do pólo norte e do pólo sul. A Biosfera possui inúmeros ecossistemas e a sua principal função é a distribuição dos seres vivos pela superfície terrestre.
A Hidrosfera pertence à grande fatia do planeta que se encontra coberta por água. A água cobre 71% do planeta mas deste valor 97% é água do mar (água salgada) e os restantes 3% é água doce (água dos rios). Possivelmente todos vós já se questionaram sobre
qual terá sido o factor que contribuiu para que o planeta Terra fosse um planeta líquido... Pois bem o que contribui para que isso acontecesse foi a órbita solar, o vulcanismo, a gravidade, o efeito de estufa, o campo magnético e a presença de uma atmosfera rica em
oxigénio .
Como podem ver é importante que existe uma Atmosfera em perfeitas condições porque sem ele não teríamos oxigénio (algo fundamental à vida dos seres vivos).
E agora vocês estam a pensar que em nada vos ajudei sobre a questão de se existe vida ou não fora da Terra, mas se assim o pensam estão enganados. Até agora expliquei tudo o que o planeta Terra tem que permite que exista vida nele, e posto tudo isto sou eu que pergunto se conhecem outro planeta com estas características ?!
Enquanto pensam na resposta eu dou por terminado este artigo visto que, não irei expressar concretamente se existe, ou não, vida fora do nosso planeta. Esta pergunta é um dos maiores desafios na história da humanidade, mas até hoje ninguém conseguiu responder concretamente a esta questão porque não existe um consentimento entre todas as correntes do pensamento.