1º - Liverpool - 337
2º - Internazionale - 319
3º - Bayern Munique - 278
4º - Milan - 267
5º - Lyon - 266
6º - Chelsea - 252
7º - Roma - 248
8º - São Paulo - 246
9º - Juventus - 245
10º - Barcelona - 241
11º - Boca Juniors - 236
12º - Arsenal - 235
13º - PSV Eindhoven - 230
14º - Rapid Bucareste - 217
15º - River Plate - 216
16º - Palermo - 214
17º - Internacional - 213
18º - AZ Alkmaar - 212
19º - CSKA Moscou - 209
20º - Vélez Sarsfield - 206
21º - Universidad Católica - 204
- Real Madrid - 204
23º - Manchester United - 202
- Hamburgo - 202
- Sevilla - 202
26º - Villarreal - 201
- Cerro Porteño - 201
28º - Olympique Marseille - 198
29º - Schalke 04 - 197
30º - Ajax - 195
31º - Betis - 194
32º - Corinthians -193
33º - Shakhtar Donetsk - 189
- Fluminense - 189
35º - Espanyol - 187
36º - Lille - 186
- Udinese - 186
38º - Basel - 183
- Lens - 183
40º - Middlesbrough - 181
41º - Werder Bremen - 180
- Steaua Bucareste - 180
- Monaco - 180
44º - Banfield - 178
45º - Palmeiras - 172
46º - Goiás - 170
47º - Guadalajara - 169
48º - Auxerre - 168
49º - Atlético Paranaense - 168
50º - Cruzeiro - 166
copa do mundo vencidas pelo brasil
| | |
| | |
| | |
| | |
| | |
| | |
| | |
| | |
| | |
| | |
| | |
| | |
| | |
| | |
brasileirao jogos copas dentro do brasil!
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
site legal :http://www.webcalc.com.br/frame.asp?pag=http://www.webcalc.com.br/datas/calendarios.html http://www.observatorio.ufmg.br/dicas_astronomicas.htm
site legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
http://www.silvestre.eng.br/astronomia/
veja a hora atrvez do sol!
RECURSOS - ORIENTAÇÃO |
ORIENTAÇÃO PELO SOL COM O RELÓGIO
Para o Hemisfério Norte (onde se encontra Portugal) o método a usar é o seguinte: mantendo o relógio na horizontal, com o mostrador para cima, procura-se uma posição em que o ponteiro das horas esteja na direcção do sol. A bissectriz do menor ângulo formado pelo ponteiro das horas e pela linha das 12h define a direcção Norte-Sul.
No caso do Hemisfério Sul, o método é semelhante, só que, neste caso, é a linha das 12h que fica na direcção do sol, fazendo-se depois do mesmo modo a bissectriz entre o ponteiro das horas e a linha das 12h.
No caso do horário de verão, em que o adiantamento do horário legal em relação ao horário solar é maior, deve-se dar o devido desconto. Há dois processos: o primeiro consiste em desviar um pouco (alguns graus) a linha Norte-Sul para a direita; o segundo processo resume-se a "atrasar" a hora do relógio de modo a se aproximar mais da hora solar.
No caso de o relógio ser digital, o problema resolve-se desenhando um relógio no chão, com um ramo ou mesmo com a vara., começando-se por desenhar primeiro o ponteiro das horas, que é o que deve ficar apontado para o sol (no Hemisfério Norte).
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=3
Orientação pelo Sol e pelas Estrelas
Museu de Ciência da Universidade de Lisboa
Muito provavelmente, a maior dificuldade com que depara
quem, pela primeira vez, se dispõe a olhar o céu com o
objectivo de identificar a Estrela Polar é "não saber para
onde olhar". Apesar de não ser muito brilhante, sabemos
que ela indica o Norte mas, muitas vezes, não se tem a
noção das direcções correspondentes aos pontos
cardeais.
No entanto, existem algumas estratégias - muito fáceis -
que permitem contornar essas dificuldades. Uma delas é
começar por, à custa do Sol, adquirir uma ideia -ainda
que não muito rigorosa -das direcções principais: Norte,
Sul, Este e Oeste.
Para concretizar este objectivo, sugere -se o seguinte
procedimento:
1 - Num espaço em que o solo se apresente limpo e
relativamente plano, um objecto (ferro, pau ou tubo), o
mais próximo possível da posição vertical.
2 - Faz-se um laço numa das extremidades de um fio de
modo que ele possa ser enfiado no objecto espetado no
solo e girar livremente à sua volta. Perto da outra
extremidade do fio prende-se um lápis ou qualquer outro
objecto capaz de riscar o chão e traçam-se duas ou três
circunferências com diâmetros consideravelmente
diferentes. Posteriormente recorrer-se-á à propriedade de
estas linhas conterem todos os pontos à mesma distância
do centro.
3 - Observando a sombra -durante 3 ou 4 horas - com
intervalos de 30 a 40 minutos e marcando no chão a
posição da sua extremidade, obtêm-se 6 a 8 marcas (na
figura designadas por SI, S2, ...) que depois serão ligadas
por uma linha.
4 - Dado que a linha referida vai intersectar (pelo menos)
uma das circunferências em dois pontos (representados
na figura por A e B), eles correspondem, obviamente, a
momentos em que a sombra teve o mesmo comprimento,
um antes do meio dia solar e o outro depois.
Traçando o segmento de recta de extremidades A e B,
recorde-se e execute-se o processo de traçar uma
perpendicular ao meio de um segmento. Se não se
cometerem erros consideráveis, o prolongamento da
referida perpendicular passará pelo ponto em que o
objecto vertical está espetado no chão e constituirá um
diâmetro da circunferência que se adoptar para
referência. Este diâmetro marca a direcção Norte-Sul,
estando o Norte no lado para onde se projectava a
sombra, ao meio dia.
5 - Arranque-se o objecto e trace-se outra perpendicular
ao meio do segmento que constitui o diâmetro atrás
referido. Ter-se-á então alinha Este - Oeste.
6 - Divida-se cada quadrante em partes menores de
modo a obterem-se pontos intermédios notáveis. Se se
atingirem intervalos de apenas 4 ou 5 graus na divisão da
circunferência, esta poderá ser utilizada na determinação
e registo das coordenadas horizontais.
Uma vez estabelecidos os pontos cardeais à custa do
Sol, a sua determinação pela Estrela Polar poderá servir
apenas de confirmação.
Ao olharmos o céu nocturno durante algum tempo
perceber-se-á que toda a esfera celeste parece rodar em
tomo de um ponto "fixo" a que, por isso, chamamos pólo.
Tal ponto encontra-se "em frente" do pólo norte da Terra,
razão por que se lhe dá o nome de Pólo Celeste Norte.
Muito perto do pólo encontra-se uma estrela que, apesar
de brilho relativamente fraco, desempenha papel
Atenção ao mexer com substancias químicas
1º-) Em um tubo de ensaio, bem limpo, junte 10 gotas de Hidróxido de sódio e 10 gotas de Sulfato de cobre. Como resultado dessa operação, você obteve a formação de dois novos corpos: Sulfato de sódio (solúvel) e Hidróxido de cobre, que é insolúvel e, portanto responsável pelo precipitado de cor azul esverdeada e de consistência gelatinosa.
2º-) Coloque em um tubo de ensaio, 2 cm3 de água, junte 5 gotas de Nitrato de prata e 5 gotas de Hidróxido de sódio, obteremos a formação de dois novos corpos: o Óxido de prata e o Nitrato de sódio.
3º-) Colocar em um tubo de ensaio, com 2 cm3 de água, 5 gotas de Cloreto férrico e 5 gotas de Nitrato de prata. Aparecerá uma coloração branca, devido à formação de um precipitado que, em química, se denomina Cloreto de prata.
4º-) Encher um tubo de ensaio com 2 cm3 de água e adicionar 4 gotas da solução de Sulfato de cobre, mais 1 gota de Hidróxido de amônio. Aparecerá uma cor azul esverdeada, devido à formação de um precipitado, denominado Hidróxido de cobre.
Esse líquido azul esverdeado pode ser transformado em uma bela cor azul anil, bastando, para isso, pingar mais 5 gotas de Hidróxido de amônio. Essas gotas de amoníaco irão dissolver o precipitado azul esverdeado.5º-) Nesta experiência vamos demostrar que o nosso químico pode fazer uma coloração e também pode desfazê-lá . Para isso, basta juntar ao líquido da experiência nº 4, 10 gotas da solução diluída de água acidulada. A finalidade do ácido nesta experiência é de neutralizar, quer dizer, de consumir a amoníaco "forte base", que era o responsável pela formação de composto de cor azul.
6º-) Em um tubo de ensaio, com 2 cm3 de água, pingar 3 gotas de Sulfato de cobre e, em seguida mais 3 gotas de Sulfeto de sódio. Aparecerá, imediatamente, uma coloração negra, devido à formação de um precipitado de Sulfeto de cobre.
7º-) Prepare um tubo de ensaio com 2 cm3 de água e adicione 8 gotas de Nitrato de chumbo "Atenção, muito importante: Jamais Coloque Nitrato de chumbo na boca, se for ao estomago, certamente causará cancer" , mais 10 gotas de Iodeto de potassio. Você obterá, imediatamente, uma bela cor amarela gema de ovo, devido à formação de um corpo químico denominado Iodeto de chumbo. Este, com um pequeno, assenta-se no fundo do tubo de ensaio.
8º-) Com o liquído da experiência nº 7, teremos a possibilidade de observar o seguinte: o pó amarelo gema de ovo, que ficou assentado no fundo do tubo de ensaio, pode ser dissolvido, esquentando-o no bico de uma lâmpada de álcool, movimentando continuamente o tubo para aquecê-lo por igual. Depois de se obter o líquido completamente descolorido, leve o tubo de ensaio a uma torneira de água fria, para resfria-lo. Observa-se que, à medida que o líquido é resfriado, vão aparecendo belas escamas amarelo brilhante. É o mesmo produto da experiência nº7, mas com a diferença no tamanho dos cristais, que agora são maiores.
9º-) Esta experiência nos irá provar que o ar que respiramos contém anídrido carbônico. Se, em um tubo de ensaio colocarmos 3 cm3 de Hidróxido de cálcio e introduzimos até o fundo, um cano reto de desprendimento e o soprarmos durante dois ou três minutos de maneira que o ar borbulhe no líquido, veremos que o líquido irá se turvando, tomando pouco a pouco, uma cor branca, devido à formação de carbonato e bicarbonato de cálcio.
10º-) Tinta invisivel (para escrita secreta): Depois de pronta a carta com uma caneta comum, escrever nas entrelinhas, isto é, no espaço em branco, entre uma linha e outra, com uma pena bem limpa, e usar como tinta o reativo de Ferrocimento de potássio. Quem for ler a carta, irá molhar um algodão em Cloreto férrico, e passar nas entrelinhas da carta. A escrita, de invisivel que era, aparecerá, como por encanto, em lindos caracteres azues.
sites legais !!!!!!!!!!!!!!!Arquivo de Artes do Programa X-Tudo
http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/arquivo/listadeartes.htm
Ensina experiências fáceis de fazer, com explicações sobre os fenômenos estudados. Tem ainda mágicas e artes.Instituto Itaú Cultural
http://www.itaucultural.org.br/experiencias_educacionais/caderno00.htm
Acesso ao Caderno do Professor e ao documento "Recursos Educativos em Artes - Gravura".
Artes. Programa Alô Escola da TV Cultura.
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/artes/index.htm
Históricos de museus e textos sobre vida e obra de compositores brasileiros, além de sugestões em artes plásticas e poesias, extraídas dos programas "X-Tudo" e "Musikaos".
A arte explica a vida
http://www.ensino.net/novaescola/151_abr02/html/fala_mestre.htm
Entrevista com a coordenadora de educação da 25ª Bienal, Mirian Celeste Martins. Aborda diversas questões, tais como: a finalidade da disciplina de Arte, o tipo de intervenção do professor na produção artística dos alunos, a possibilidade da relação interdisciplinar em torno dos temas da exposição, a importância de apresentar a arte contemporânea aos professores para que possam discutir e refletir sobre o ensino de Arte no País, focando seus métodos de trabalho.
Sabe o que dá para fazer com estas revistas?
http://www.ensino.net/novaescola/121_abr99/html/material.htm
Relata o trabalho com revistas desenvolvido por professores em três escolas paulistas. Apresenta idéias de atividades multidisciplinares com arte, arquitetura, história, matemática, que procuram estimular o interesse dos alunos pelo trabalho e pela busca de informação, além de facilitar o processo de alfabetização.
Como fazer um gibi
http://www.ensino.net/novaescola/111_abr98/html/repcapa5.htm
Apresenta algumas técnicas para desenhar as histórias em quadrinhos. Detalha as diversas etapas a serem cumpridas: criação dos personagens, argumento e roteiro, desenho, letras, arte-final e cor. Disponibiliza uma bibliografia sobre o assunto
Os estilos da arte nos quadrinhos
http://www.ensino.net/novaescola/111_abr98/html/repcapa_popup.htm
Refere-se às diversas escolas artísticas presentes nas páginas dos gibis, sugerindo um trabalho com a área de Educação Artística.
Central do Brasil
http://www.ensino.net/novaescola/114_ago98/html/repcapa3.htm
Trabalho sobre cinema, desenvolvido por professores de uma escola da rede pública de São Paulo, que exploraram o aspecto artístico, a paisagem e a realidade brasileira. O texto mostra como pode ser feito um trabalho multidisciplinar unindo a música e a geografia.Compositores musicais
http://www.bn.br/fbn/musica/acervo0.htm
Página da Fundação Biblioteca Nacional. Encontra-se o acervo virtual, com trechos de músicas digitalizadas de compositores brasileiros como Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno e Chiquinha Gonzaga. Contém também biografia e bibliografia de compositores estrangeiros.
Um pouco da música de Villa-Lobos
http://www.bn.br/fbn/musica/vlobos.htm
Apresenta uma seleção das principais obras do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, traçando um painel histórico de sua produção artística. Traz pequenas explicações sobre sua estética musical. Estão disponibilizados trechos em áudio.
Tom Jobim
http://www2.uol.com.br/tomjobim/index_flash.htm
Disponibiliza músicas de Antônio Carlos Jobim, partituras de canções, compilação de textos, entrevistas, depoimentos, poemas. Apresenta biografia e fotos deste compositor brasileiro.
Vinícius de Moraes
http://www.viniciusdemoraes.com.br/
Disponibiliza a obra completa do poeta Vinícius de Moraes (1913-1980). Neste site, criado pelos herdeiros do poeta para comemorar os 90 anos de nascimento de Vinícius, o internauta poderá montar sua própria antologia de textos, músicas e sonetos. São mais de 1.500 tópicos, entre poesia, prosa, letras de música e críticas de cinema. Há também a biografia, áudio de algumas canções, fotografias, capas de livros e discos.
Clássicos da Música
http://www.classicos.hpg.ig.com.br/index.htm
Traz um índice de compositores musicais do período barroco ao contemporâneo; gêneros musicais; relação e descrição dos principais instrumentos orquestrais utilizados na música erudita. Destaque para os quatro principais períodos da música erudita, com suas características e expoentes.
Músicas Folclóricas
http://jangadabrasil.com.br/fjan/midispartituras.htm#lundu
Apresenta MIDIs e partituras de músicas folclóricas, tais como: "Capelinha de Melão"; "Arraial dos Jangadeiros"; "Meu Limão"; "Sapo Jururu"; "Samba Lelê"; "Dorme Suzana"; e "Balaio".
Reação orquestrada contra a violência
http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/125_set99/html/repcapa10.htm
A reportagem traz o exemplo de uma escola que desenvolve atividades musicais com a comunidade. Trata-se de uma experiência patrocinada pela Companhia Elétrica do Ceará, na qual estudantes aprendem a tocar instrumentos de corda em uma orquestra de câmara.
Batuques, acordes e xaxados
http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/131_abr00/html/batuque.htm
Traz sugestões de integração dos universos da história e da música, através da utilização de um documentário sobre os ritmos musicais, que revelam a diversidade cultural do país.
Música? Pode botar. Eles adoram
http://novaescola.abril.com.br/ed/123_jun99/html/portugues.htm
Narra a experiência de uma professora, que utilizou a Música Popular Brasileira nas aulas de Língua Portuguesa, fazendo com que os alunos mergulhassem na aventura do conhecimento.
---- voltar ao topo ---------------------------------------------------------------------------
Ciências Laboratório Didático Virtual de Química
http://www.fc.unesp.br/lvq/
Produzido por professores e alunos da Unesp Bauru, este site apresenta sugestões de experiências de química, além de animações.
Estação Ciência. Universidade de São Paulo.
http://www.eciencia.usp.br
Experimentos que podem ser feitos em sala de aula e sugestões de softwares educacionais.
Projetos de 5ª a 8ª séries
http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/index2.asp
Traz textos de iniciação científica e um arquivo de experiências ilustradas sobre ar, água, sistema solar, forças e movimentos, calor, som, luz, eletricidade, Química e Biologia.
Arquivo de Experiências. Programa X-Tudo da TV Cultura.
http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/arquivo/listadeexperiencias.htm
Lista de experiências científicas que podem ser desenvolvidas em sala de aula.
Programa Alô Escola da TV Cultura.
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/index.htm
Aborda os seguintes temas: biologia marinha, astronomia, animais da Mata Atlântica, recursos hídricos, entre outros.
Experimentoteca da USP - São Carlos
http://www.cdcc.sc.usp.br/roteiros/itensexp.htm
Experiências sobre diversos temas abordados em sala de aula na disciplina Ciências, principalmente em turmas do Ensino Fundamental.Educação Ambiental através da visão integral de Bacia Hidrográfica - Programa Educar
http://educar.sc.usp.br/biologia/principal.html
Por meio das diversas bacias hidrográficas brasileiras, este site traz informações sobre ocupações de áreas protegidas, escassez de áreas verdes, problemas locais como lixo, esgoto, poluição, entre outros temas. Clicando em Centros Participantes, surge o mapa do Brasil com indicação das regiões estudadas e das escolas envolvidas neste programa. Em Material de Apoio, encontram-se textos descrevendo atividades para serem aplicadas a alunos do Ensino Fundamental.Sabesp
http://www.sabesp.com.br
Apresenta a história e as ações da empresa, assim como legislação voltada ao meio ambiente, água e saneamento, seus projetos atuais (Tietê, Viverista, Reservatórios Culturais, entre outros) e um espaço para alunos e professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (Sabesp Ensina), onde há sugestões de atividades que podem ser realizadas em aula.Saúde. Você Sabia?
http://www.canalkids.com.br/mapa/saude.htm
Traz informações sobre a história da medicina; o corpo humano (circulação, respiração, ossos, músculos, sistema digestivo, sistema imunológico); os cinco sentidos; hábitos saudáveis; cuidados com a dengue.A Lua
http://www.mamutemidia.com.br/alua/default.asp
Informações sobre o satélite natural da Terra e os componentes do Universo. Traz aulas virtuais, sugestões de experiências científicas, planos de aula, avaliação, entre outros recursos de ensino.Grupo de ensino de ciências & tecnologia
http://darwin.futuro.usp.br
Estão disponibilizados projetos de ensino de Ciências com o uso de tecnologias em escolas públicas e particulares. Alguns dos projetos são: Aves, Dália (clone), Dandelions, Ecologia das Águas, Finlay (dengue), Frogs, Frutas, Sky.O Mundo de Beakman
http://educar.sc.usp.br/youcan/
Respostas didáticas e divertidas demonstradas pelo personagem Beakman (do seriado da TV Cultura), sobre ciências, biologia, astronomia, entre outros. Traz fotos tiradas do Telescópio Espacial Hubble e demonstrações interativas de experiências científicasAstronomia no Zênite
http://www.zenite.nu
Traz artigos sobre colisão de galáxias, novo sistema solar, entre outros. Utiliza uma linguagem clara e cotidiana. Oferece download de arquivo sobre todos os eclipses já ocorridos e um teste para você verificar os seus conhecimentos.Comissão Nacional de Energia Nuclear
http://www.cnen.gov.br
Na seção CNEN Educar, encontramos informações sobre as diversas aplicações da energia nuclear (na agricultura, na indústria, na medicina e no meio ambiente), apostilas educativas e jogo de perguntas e respostas sobre energia nuclear.Nature (Em inglês)
http://www.nature.com/
Versão eletrônica de um dos mais importantes periódicos da ciência mundial. Podem ser encontrados artigos sobre genética, biologia molecular, imunologia, entre outros.
Nova-Science in the News (Em inglês)
http://www.science.org.au/nova/index.htm
Estão disponibilizados artigos científicos veiculados em jornais e revistas, traz eventos relacionados com biologia, saúde, meio-ambiente e ciências físicas.
Science, Technology & Society: Bibliography (Em inglês)
http://www.dcu.ie/~comms/sts/biblio.htm
Bibliografia periódicos e coleções relevantes sobre o estudo da tecnologia da ciência e da sociedade.
Science@NASA (Em inglês)
http://science.nasa.gov/
Encontram-se informações científicas da NASA - Agência Espacial Norte-Americana, sobre ciência espacial, física, astronomia, entre outros temas.
La investigación en educación ambiental como herramienta pedagógica (Em espanhol)
Jorge Arturo Martínez Ibarra. In: Educar, Número 13.
http://educacion.jalisco.gob.mx/consulta/educar/13/13Jorge.html
O autor mostra a necessidade em se tratar o tema Educação Ambiental como um processo educativo, integral e interdisciplinar, necessário para desenvolver as competências necessárias para reverter a deterioração ambiental.
Science, Optics & You (Em inglês)
http://micro.magnet.fsu.edu/primer/java/scienceopticsu/
powersof10/index.html
Site que dispõe de um aplicativo que permite visualizar a galáxia e até o núcleo de uma célula.
---- voltar ao topo ---------------------------------------------------------------------------
Educação Física
O novo perfil profissional
http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/134_ago00/html/repcapa5.htm
Experiência de um professor de Educação Física que literalmente dançou: diante do pedido dos alunos, montou um curso de Educação Física inovador e divertido. Matéria produzida pelo site da Revista Nova Escola.Cultura corporal em movimento
http://www.tvebrasil.com.br/salto/cronograma2003/ccm/ccm0.htm
O Programa Salto para o Futuro da TV Escola apresenta uma série de textos sobre os diversos aspectos presentes nas aulas de Educação Física, como os afetivos, culturais, expressivos, sociais e pedagógicos.Dança educação
Caderno CEDES v.21 n.53 Campinas abr. 2001
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0101-326220010001&lng=pt&nrm=iso
Os artigos apresentam a dança educação como uma forma de educar um cidadão.Espacio Ciencia & Movimiento - Educación Física Deporte e Salude (Em espanhol)
http://www.chasque.apc.org/gamolnar/
Traz diferentes materiais educativos e de apoio dirigidos a professores de Educação Física.Physical education lessons
http://members.tripod.com/~pazz/lesson.html
Encontram-se planos e idéias para aulas de diversos esportes e atividades de Educação Física. Em inglês.Juegos para la cooperación y la paz (em espanhol)
http://www.ctv.es/USERS/avicent/Juegos_paz
Este site traz uma compilação internacional e intercultural de jogos que têm por objetivo desenvolver atitudes e valores relacionados com a educação para a paz. Os jogos estão agrupados em : apresentação, conhecimento, afirmação, confiança, cooperação, resolução de conflitos e distensão.
Conselho Federal de Educação Física - CONFET
http://www.confef.org.br/
Traz informações sobre leis, estatutos, associações, escolas, cursos, laboratórios, centros de pesquisa e órgãos do Governo Federal.
---- voltar ao topo ---------------------------------------------------------------------------
História
Presidentes do Brasil
https://www.planalto.gov.br/Infger_07/presidentes/gale.htm
Galeria de presidentes brasileiros desde 1889 até os dias atuais, com fotos e período de governo.
Clio História
http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/index.htm
Portal de história organizado por três professores da rede pública com textos e documentos de história geral e do Brasil, obras completas, resenhas, roteiros de estudo, sinopses e utilização do cinema no ensino.
A Cidade de São Paulo e sua História
http://www.prodam.sp.gov.br/dph/historia/index.htm
Relata o desenvolvimento do município de São Paulo. Página do Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Registro da "terra nostra". Veja Educação
http://www2.uol.com.br/veja/idade/educacao/300501/p_066.html
Apresenta a nova edição do "Dicionário das Famílias Brasileiras", que contém sobrenomes procedentes de diferentes países e vindos para o Brasil no século 19.
Ancient Egypt (em inglês)
http://www.ancientegypt.co.uk/menu.html
Conta a história da civilização egípcia. Traz fotos das pirâmides, ilustrações e textos explicativos em inglês. Destaque para as figuras animadas. É ilustrado com imagens do acervo da Seção Egípcia do The British Museum.
The ancient city of Athens (em inglês)
http://www.stoa.org/athens
Informações sobre a parte antiga da cidade de Atenas, Grécia. Há imagens e textos explicativos da Acrópolis e de outros monumentos históricos da cidade.A História através de documentos
http://www.uol.com.br/linguaportuguesa/miolo6.html
Propõe estudar a história do Brasil através de documentos e cartas redigidos na época dos acontecimentos.
---- voltar ao topo ---------------------------------------------------------------------------
Língua Estrangeira
Descobrir o Mundo http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/148_dez01/html/lingua_estrangeira.htm
Aborda a questão fundamental de integrar as habilidades de escuta, escrita, fala e leitura para garantir o ensino eficiente de outros idiomas.
---- voltar ao topo ---------------------------------------------------------------------------
Geografia
IBGE Teen
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/index.html
Mapas, dados do censo populacional, bibliotecas, com linguagem e visual voltados a um público jovem.
Censo: contando gente
Traz um pouco da história dos recenseamentos no Brasil e no mundo.
http://www.canalkids.com.br/cultura/geografia/vocesabia/03.htm
Projeções de mapas
Mostra as várias formas de projeção do globo terrestre na superfície plana do papel. Projeção de Lambert, Mercator, Mollweide, Albers e Peters.
http://www.canalkids.com.br/cultura/geografia/projecoes2.htm
Tipos de mapa
Explica as características dos mapas políticos, topográficos e climáticos.
http://www.canalkids.com.br/cultura/geografia/tipos2.htm
Água On-line
http://www.aguaonline.com.br
Revista digital sobre água, saneamento e meio ambiente com notícias, legislações, links, indicações de livros e empresas que se preocupam com a questão ambiental.
A Cidade de São Paulo e sua História
http://www.prodam.sp.gov.br/dph/historia/index.htm
Relata o desenvolvimento do município de São Paulo. Página do Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Registro da "terra nostra". Veja Educação
http://www2.uol.com.br/veja/idade/educacao/300501/p_066.html
Apresenta a nova edição do "Dicionário das Famílias Brasileiras", que contém sobrenomes procedentes de diferentes países e vindos para o Brasil no século 19.
Pedro Martinelli
http://www.pedromartinelli.com.br
O fotógrafo Pedro Martinelli dedica seu trabalho à região amazônica, expondo em seu site fotos e informações sobre espécimes da fauna e flora local. A página possui também fórum, agenda e notícias sobre preservação do meio ambiente, acompanhados por uma trilha sonora.
Especial: Racionamento de Energia. Nova Escola
http://novaescola.abril.com.br/especiais/
racionamento/racionamento.htm
Traz sugestões para aplicação do tema em sala de aula, reportagens que abordam o assunto e links com 'Especial Veja', 'Eletropaulo' e 'Revista Caros Amigos'.
Amazônia
http://www.amazonia.org.br
Apresenta notícias, dados sobre a região e informações sobre políticas públicas, meio ambiente, economia, população e legislação.Uma viagem pelo litoral brasileiro
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/maravista/index.htm
Informações sobre o litoral brasileiro em uma viagem da foz do Rio Parnaiba, no Maranhão, passando pela Ilha de Trindade, o ponto mais distante do mar territorial brasileiro, até chegar a foz da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul.A Lua
http://www.mamutemidia.com.br/alua/default.asp
Informações sobre o satélite natural da Terra e os componentes do Universo. Traz aulas virtuais, sugestões de experiências científicas, planos de aula, avaliação, entre outros recursos de ensino.---- voltar ao topo ---------------------------------------------------------------------------
Língua Portuguesa
Nossa Língua Portuguesa. Programa Alô Escola da TV Cultura.
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/index.htm
Com base em análises de textos, filmes publicitários, histórias em quadrinhos, poemas e letras de música pelo prof. Pasquale Cipro Neto, esta página aborda os seguintes temas: variantes lingüísticas, fonologia, ortografia, acentuação, morfologia, sintaxe, estilística, significação das palavras e outros casos da Língua Portuguesa.
Interpretação de Textos
http://www.10emtudo.com.br/
redacao_interpretacao_de_texto_1.asp
Oferece sugestões para interpretação de textos em Língua Portuguesa.
Encontro com autores - literatura infantil
http://www.edukbr.com.br/leituraeescrita/marco02/iautores.asp
Contém biografia, entrevistas e textos do autor homenageado no mês. Além disso, traz uma brincadeira relacionada a personagens de histórias conhecidas e sugestões de atividades para os professores interessados em abordar o tema.O caracol do ouvido
http://www.dobrasdaleitura.com/abertura/index200421.html
Estão disponibilizadas situações didáticas de leitura em sala de aula, artigos, lançamentos na literatura.
Pontuar? Depende do gênero, do leitor.
http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/152_mai02/html/portugues.htm
Traz orientações para o professor guiar o aluno na construção das habilidades de pontuar e de interpretar textos diferentes.
No meio do caminho tem um poeta
http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/150_mar02/html/portugues.htm
Aproveitando o centenário do nascimento de Carlos Drummond de Andrade, esta página apresenta sugestões de atividades elaboradas para turmas a partir da 5ª série, para que os alunos aprendam a valorizar os textos literários e reconheçam a qualidade de uma poesia.
Textos com estilo
http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/149_fev02/html/portugues.htm
Sugere que os alunos revisem as próprias redações em busca de erros e de formas para melhorá-las. É necessário que o professor apresente textos de nossa literatura e obras de escritores consagrados que ajudem a formar amantes da boa literatura.
---- voltar ao topo ---------------------------------------------------------------------------
Matemática
Educação Matemática e Novas Tecnologias. Instituto de Matemática/UFRGS.
http://www.mat.ufrgs.br/~edumatec/artigos/artigos.htm
Artigos sobre aprendizagem matemática, utilizando novas tecnologias. Disponibilizados em arquivos zipados ou em pdf.
Matemática Essencial
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica
Números, operações, espaço e forma são alguns dos temas apresentados neste site. Encontram-se também testes matemáticos.
A magia dos números
http://nautilus.fis.uc.pt/mn/p_index.html
Jogos matemáticos de raciocínio e lógica, excelentes para serem utilizados como motivação.
Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática
http://nautilus.fis.uc.pt/bspm/
Artigos de interesse para estudante, professores e pesquisadores em Matemática publicados na revista da Sociedade Portuguesa de Matemática.
Boletim de educação matemática - BOLEMA
http://www.rc.unesp.br/igce/matematica/bolema
Revista publicada pelo Departamento de Matemática da UNESP de Rio Claro.Mathematikos
http://mathematikos.psico.ufrgs.br
É possível encontrar textos, desafios, problemas, envio de soluções, divertimentos, e muito mais para se aprender matemática com páginas e atividades construídas pelos (as) alunos (as) do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS.Só matemática
Aprender matematicas con la calculadora (Em espanhol)
http://www.somatematica.com.br
Traz software, história da Matemática, biografias de matemáticos, jogos, curiosidades etc.
http://www.quadernsdigitals.net/index.php?
accionMenu=hemeroteca.VisualizaArticulo
IU.visualiza&articulo_id=1079m
Manolo Alcalá. In: Kikirikí, no. 34
O autor relata experiência sobre uso de calculadora no Ensino Fundamental e descreve algumas atividades que podem ser feitas com o uso dessa ferramenta.
Aprender a ler problemas de matemática
http://www.mathema.com.br/reflexoes/ap_ler_prob.html
aprender_a_ler_problemas/02_aprender_a_ler_problemas.htm
Página da Revista Aprender que traz sugestões de ações para que os alunos/leitores resolvam problemas de matemática.