BEM VINDO !

PARA VOCÊ QUE ESTÁ ENTRANDO EM MEU BLOG ESPERO QUE TENHA GOSTADO ENTRE MAIS VEZES!!!!!

HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN HUGO E ELLEN

sábado, 20 de setembro de 2008

folclore brasileiro !

Cantigas de Roda


Paródia (Asa Branca)

I

Você sabe o que é folclore?
Vou lhe dar a explicação:
É tudo aquilo que vem do povo.
E nasce livre no coração

II

Tem a lenda da mãe d'água
Tem a história do Saci
Do curupira, vitória-régia
E do caipora, jurupari

III

Tem cantigas de criança
Tem modinha, tem lundus
Tem muito samba, baião e frevo
Cateretê e maracatu
La, la, la, la, la....

(EPG Maria da Conceição P. Teles)


Ciranda, Cirandinha

I

Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar,
Vamos dar a meia volta
Volta e meia, vamos dar

II

O anel que tu me deste
Era vidro e se quebrou,
O amor que tu me tinha
Era pouco e se acabou,

III

Por isso menina bonita
Sai de dentro dessa roda,
Diga um verso bem bonito,
Diga a Deus e vá embora

(K-House Axé)



Adivinhas


O que é o que é???

1. Está no meio do começo, está no começo do meio, estando em ambos assim, está na ponta do fim?
2. Branquinho, brancão, não tem porta, nem portão?
3. Uma árvore com doze galhos, cada galho com trinta frutas, cada fruta com doze sementes?
4. Uma casa tem quatro cantos, cada canto tem um gato, cada gato vê três gatos, quantos gatos têm na casa?
5. Altas varandas, formosas janelas, que abrem e fecham, sem ninguém tocar nelas?

Fonte: Moça Formosa, Pai Carrancudo, de Ricardo Azevedo. FTD

(E. M. Professora Leila Mehl Menezes de Mattos)


Respostas:

1. A letra M
2. Ovo
3. Ano, mês, dia, hora
4. Quatro
5. Olhos



Lenda


Lenda do Quero-quero

O Rio Grande do Sul era habitado por tribos de índios. Os índios buscavam alimentos fazendo longas caminhadas. Levavam tudo que encontravam, por isso, andavam devagar. Ficavam expostos a animais selvagens. Dormiam ao relento, apenas as estrelas iluminavam o firmamento. Cansados, eles entravam em sono profundo ao anoitecer. Tinham como proteção a ave que diz "quero-quero". O grito da ave ecoava nas colinas e os índios acordavam e protegiam-se. Os índios passaram a ser amigos desse pássaro, que protegido pelospajés. As tribos reuniram-se e rezaram a tupã. Até hoje o quero-quero é asentinela do Rio Grande do Sul.

(K-House Semear)


Lenda do Violão

O violão, esse bonito instrumento de sons, pode-se dizer, ilimitado, foi criado há muitos anos, tantos, que a data certa já se perdeu na noite dos tempos...
E da sua origem diz assim a lenda:
Numa época imemorial existia em um certo e remoto país um casal de jovens apaixonados. Seus pais opunham-se tenazmente à realização dos seus sonhos de amor. E Viterbo e Olarinda - esses os nomes dos jovens amorosos - sofriam atrozmente pela insatisfação de seus desejos, a que os tinham condenado seus pais. Olarinda, como o nome bem faz adivinhar, era linda. Tinha formas esculturais e uma voz tão terna e maviosa que mais parecia, quando cantava, o trinado de um rouxinol. Mas Olarinda cantava, sim, como lenitivo para as mágoas de seu amor irrealizado. E alguns anos se passaram assim, os dois jovens sofrendo as dores de seus amores não realizados, temerosos de contrariar seus velhos pais.
Até que um dia, como sempre, um dia, Viterbo caiu gravemente enfermo e morreu. E Olarinda, então passou a vagar junto ao local em que jazia sepultado seu amado, chorando a sua dor e chamando aos deuses que a levassem também para junto de Viterbo, na eternidade. E foi numa dessas suas súplicas partidas do fundo do coração, que Olarinda viu surgir junto de si uma visão radiosa que lhe disse:
- Olarinda, eu sou tua fada protetora e sei bem quanto tens sofrido. Compadecida de ti, eis-me aqui para realizar teus desejos. De agora, por todo o sempre, vou trasnformar-te com esta varinha de condão num instrumento que te fará unida ao teu amado. Do nome do jovem tirarei a primeira sílaba - Vi - e a unirei às tuas iniciais - Ola - e esse será o seu nome. Darei ao instrumento as tuas formas maravilhosas de mulher bonita e amorosa. Nas suas cordas que serão como as fibras do coração de mulher apaixonada, quando tangidas, estarão presentes o tom de um lamento e o aveludado da tua voz. Serás, nesse instrumento, o lenitivo dos amantes das noites enluaradas e poéticas, dos que sofrem, dos tristes e dos desesperados. E, muito embora teu canto seja de tristeza, por contraditório que pareça, darás alegria aos corações dos que te ouvirem...
E assim dizendo, a bondosa fada tocou com a sua varinha mágica o corpo de Olarinda e ela tranformou-se na Viola, a que os tempos passando deu hoje o nome do Violão.



Simpatias e Superstições
Manual do supersticioso
Coceira na mão: Se a palma da mão coçar, é sinal que vem vindo dinheiro. Mas se a palma da mão direita é que estiver coçando, uma visita desconhecida está para aparecer. Coceira na sola do pé significa viagem ao exterior.
Elefantes: Ter um elefante de enfeite, sobre um móvel qualquer, sempre com a tromba erguida mas de costas para a porta de entrada, evita a faltade dinheiro. Outra figura que garante carteira cheia é o Buda. Ele deve ficar em cima da geladeira, sobre um prato cheio de moedas.
Orelha quente: Se sua orelha esquentar de repente, é porque alguém está falando mal de você. Nesses casos, vá dizendo o nome dos suspeitos até a orelha parar de arder. Para aumentar a eficiência do contra-ataque, morda o dedo mínimo da mão esquerda: o sujeito irá morder a própria língua.
Objetos perdidos: A maneira mais eficiente de encontrar algo quedesapareceu é dar tres pulinhos para São Longuinho.
Gato preto: Na idade média, acreditava-se que os gatos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com gato preto é azar na certa. Os místicos, no entanto, têm outra versão. Quando um gato preto entra em casa é sinal de dinheiro chegando.
Espelho quebrado: Quebrou um espelho? A superstição prega que serão seteanos de má sorte. Ficar se admirando num espelho quebrado é ainda pior. Significa quebrar a própria alma. Ninguém deve se olhar tambem num espelho à luz de velas. Não permita ainda que outra pessoa se olhe no espelho ao mesmo tempo que você.
Guarda-chuva: Dentro de casa, o guarda-chuva deve ficar sempre fechadinho. Segundo uma tradição, abri-lo dentro de casa traz infortúnios e problemas aos familiares.
Aranhas: Aranhas, grilos e lagartixas representam boa sorte para o lar. Matar uma aranha pode causar infelicidade no amor.
Brinde: Se o seu copo contiver algum tipo de bebida alcoólica, no brinde com ninguém cujo copo contenha bebida sem álcool. Vocês estarão se arriscando, nesse tintim, a ter seus desejos invertidos.
Vassoura: Colocar uma vassoura com o cabo para baixo atrás da porta faz as visitas indesejáveis irem embora logo. A vassoura deve ser guardada na posição vertical para evitar desgraças. Crianças que montarem em vassouras serão infelizes. Mais uma: varrer a casa à noite expulsa a tranqüilidade
Velas, lâmpadas e cigarros: Três velas ou três lâmpadas acessas num mesmo quarto podem ser prenúncio de morte. Acender três cigarros com um mesmo palito de fósforo também significa perigo. Trata-se de uma tradição de guerra. O primeiro cigarro aceso mostra o alvo ao inimigo, que mira no segundo e atira no terceiro.
Bons desejos: Na hora de acordar, abra os dois olhos ao mesmo tempo para ver tudo com clareza e não ser enganado por ninguém. Ao levantar, procure dar o primeiro passo com o pé direito para atrair boa sorte e felicidade. Faça um desejo ao cortar a primeira fatia de seu bolo de aniverásrio. Ponha um caroço de melancia na testa e, antes que ele caia, faça um desejo. Jogue uma moeda numa fonte. Só faça um desejo quando a água parar de se movimentar e você enxergar o seu reflexo. Os gregos atiravam moedas em seus poços para que estes nunca secassem. Faca um desejo ao usar um sapato novo pela primeira vez. Se você colocar a meia do avesso, não se preocupe: sinal de que uma boa notícia está para chegar. Enquanto você estiver cruzando uma pequena ponte, prenda a respiração e faça um desejo.
Qual a diferença entre amuleto, talismã e patuá ?
O amuleto é um objeto que oferece proteção mágica, usado para afastar as más influências. Desde dentes de animais até pedras preciosas podem ser amuletos. Já o talismã, além de proteger, tem um poder mágico que favorece a realização de inúmeros desejos. O patuá, um amuleto inventado pelos índios do Brasil, ainda é usado no Nordeste. É como um saquinho, feito de pano ou couro, pendurado numa corrente. Nele se guardam orações, ervas, pedras.
Por que se bate na madeira para afugentar o azar ?
Esse costume começou há cerca de 4 mil anos entre os índios da América do Norte; eles perceberam que, apesar de sua imponência, o carvalho era a árvore mais atingida pelos raios. Concluíram, portanto, que o carvalho era a morada dos deuses na Terra. Toda vez que se sentiam culpados de alguma coisa, batiam no tronco da árvore para chamar as divindades e pedir perdão.
Desde quando a ferradura e o trevo de quatro folhas são símbolos de sorte?
A tradição manda colocar a ferradura no alto da porta, sempre com as pontas viradas para cima. Na Grécia do século IV, a ferradura era considerada um amuleto, por ser feita de ferro, metal que o povo acreditava proteger contra os males. Sua forma lembrava a lua crescente, símbolo de fertilidade e prosperidade. Já o trevo uma planta de três folhas. A raridade de um trevo de quatro folhas que o transformou num amuleto para os antigos druidas, que habitavam a Inglaterra por volta do ano 200 a.C. Eles acreditavam que quem possuísse um desses trevos poderia ver os demônios da floresta e ganhar alguns de seus poderes sinistros. Atualmente virou sinônimo de boa sorte.
Qual será o sexo do bebê?
Existem algumas crenças para tentar adivinhar. Pedir a futura mamãe que mostre a mão uma delas. Se ela estender com a palma para baixo, será menino. Se a palma estiver para cima, nascerá uma menina. Existe também a linguagem do ventre. Se for pontudo e saliente, sinal de que um menino está para chegar. Arredondado e crescendo para os lados? Menina à vista.
O banho-de-cheiro traz felicidade?
Um banho com ervas variadas que deve ser tomado no primeiro dia do ano, no sábado de Aleluia, na noite de São João ou no Natal para trazer a felicidade. Normalmente, sua receita tem sete ervas: arruda, alecrim, manjericão, malva-rosa, malva-branca, manjerona e vassourinha. Algumas pessoas usam também hortelã, capim-santo e raspada raiz de jurema.

Fonte: Seção FOLCLORE in O GUIA DOS CURIOSOS de Marcelo Duarte, editado pela Cia. Das Letras, São Paulo, 1995. pg.367 a 371.

(Eliz)



Quadrinhas
"Eu te vi e tu me viste,
tu me amaste e eu te amei,
qual de nós amou primeiro
nem tu sabes, nem eu sei." "Esta noite tive um sonho
que não me sai da lembrança,
sonhei que vi a saudade
abraçada com a esperança." "Quem me dera ter agora
um cavalinho de vento
para dar um galopinho
aonde está meu pensamento."

Fonte: Fui pro mar colher laranja, de Ricardo Azevedo. FTD

(Escola Municipal Professora Leila Mehl Menezes de Mattos)



Trava-Línguas
" - Alô, o tatu taí?
- Não, o tatu num tá.
Mas a mulher do tatu tando,
é o mesmo que o tatu tá." "O pinto pia,
a pipa pinga.
Pinga a pipa,
o pinto pia.
Pinto pia,
pipa pinga.
Quanto mais
o pinto pia
mais a pipa pinga."
"Olha o sapo dentro do saco,
o saco com o sapo dentro,
o sapo batendo papo
e o papo soltando vento." "Paulo Pereira Pinto Peixoto,
pobre pintor português,
pinta perfeitamente portas,
paredes e pias,
por parco preço, patrão."

O que é Folclore
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.




As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:

Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

Corpo-seco
É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

Pisadeira
É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.

Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Mãe-de-ouro
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.

Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Curiosidades:
- É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.
- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.
- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.